• Fundações

CAOP Informa

09/11/2018

Atualização de cadastro de entidades no Mapa das OSCs é objeto de campanha voltada ao estímulo da cultura da doação no Brasil

Noticia-se que o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e o Mapa das Organizações da Sociedade Civil realizam mobilização para que todas as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) atualizem seus cadastros na plataforma virtual do Mapa das OSCs.

A ação, voltada ao aprimoramento da base de dados relativa a cerca de 820 mil entidades registradas no Mapa das OSCs, faz parte da campanha Se Liga!, concebida pelo IDIS junto com diversos parceiros. A referida campanha tem o especial intuito de estimular a cultura de doação em nosso meio social, movimento que atualmente encontra-se em lastimável curva decrescente no Brasil, conforme desempenho anunciado pelo World Giving Index – o ranking global da solidariedade.[1]

A fim de melhor visualizar a relevância do Mapa das OSCs, destaca-se que:

"O Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), ou simplesmente Mapa das OSCs, é uma plataforma virtual de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Tem como objetivos principais:

  • dar transparência à atuação das OSCs, principalmente ações executadas em parceria com a administração pública;
  • informar mais e melhor sobre a importância e diversidade de projetos e atividades conduzidas por essas organizações;
  • disponibilizar dados e fomentar pesquisas sobre OSCs; e
  • apoiar os gestores públicos a tomarem decisões sobre políticas públicas que já têm ou possam ter interface com OSCs.

Criado a partir do Decreto 8.726/2016, que regulamenta a Lei 13.019/2014 – conhecida como Marco Regulatório das OSCs – o Mapa é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Ele integra um amplo e crescente volume de base de dados oficiais, provenientes de fontes públicas e privadas, atualizadas constantemente. É alimentado ainda por informações enviadas diretamente pelas OSCs e por entes federados, em um grande processo colaborativo."[2]

Portanto, é fundamental que haja o engajamento das entidades com o objeto da mobilização, uma vez que o Mapa das OSCs trata-se de prestigiada referência para um potencial doador que pretende conhecer melhor as diversas entidades registradas na plataforma. Como exemplo, cita-se que uma das ferramentas do Mapa permite que o cidadão identifique quais são as cinco organizações mais próximas de sua localização, possibilitando, assim, que determinado trabalho realizado naquela área seja fomentado para o acalce dos resultados sociais envolvidos.

A campanha Se Liga! também reforça a importância de que as entidades mantenham seus sites atualizados com informações claras e objetivas, trazendo-lhes dicas para torná-los mais atrativos e eficazes, tais como: expor a natureza das causas trabalhadas; explicar o que a organização faz; explicar os resultados do trabalho; anunciar as conquistas até então alcançadas; informar sobre como alguém pode fazer doações para a organização.

Frisa-se que, a depender do nível de preenchimento das informações, a entidade poderá ser reconhecida com um “Selo de Preenchimento do Mapa das OSCs”. Conforme explica-se:

"Um novo recurso implantado no Mapa das Organizações da Sociedade Civil mostra aos usuários o índice de preenchimento das informações por parte da OSC. Isso significa que quanto mais os representantes cadastrados das organizações inserirem informações sobre a entidade, maior será o percentual de preenchimento da OSC. Sempre que uma OSC preencher 50% ou mais de suas informações ela receberá um "Selo de Preenchimento do Mapa das OSCs" reconhecendo o compromisso e a contribuição das organizações para ampliar o conhecimento disponível sobre o setor.

Além disso, o preenchimento das informações no Mapa por parte das OSCs é de extrema importância para que a organização dê visibilidade às suas ações, projetos e áreas de atuação, garantindo um ambiente de transparência pública e credibilidade para o setor. Assim, para que a página da OSC no Mapa seja contemplada com o "Selo de Preenchimento do Mapa das OSCs", é necessário que ela tenha completado 50% ou mais das informações disponíveis na plataforma.

O Selo tem caráter simbólico e varia conforme o percentual de preenchimento. O Selo Bronze será atribuído àquelas OSCs que possuírem entre 50% e 70% de informações preenchidas. O Selo Prata equivale ao intervalo de 71% a 90% e o Selo Ouro para aquelas OSCs que preencherem entre 91 e 99% dos dados. Aquelas OSCs que preencherem 100% dos campos disponíveis no Mapa receberão o Selo Diamante."[3]

A campanha Se Liga! abrange todo o território nacional e é veiculada por vários meios de comunicação. Mais informações estão disponíveis no na página virtual do Se Liga! (clique aqui).

Por fim, a Coordenação do CAOP CFTS aproveita o ensejo para enaltecer os propósitos da campanha ora noticiada, por reconhecer que o contínuo aperfeiçoamento do Terceiro Setor é aspecto que contribui com a sensibilização da sociedade sobre a importância da doação de recursos para organizações e projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos idôneos.

Desse modo, registra-se o incentivo aos integrantes do MPPR para a divulgação da campanha, em especial, membros e servidores que eventualmente atuem em contato direto com OSCs, a fim de estimular a atualização do Mapa e contribuir com o fortalecimento da cultura de doação no Paraná.

Cordialmente,

Equipe do CAOP CFTS
 


 


 


 


 


 


 

1 Para mais informações, vide notícias veiculadas no portal do IDIS: https://www.idis.org.br/brasil-despenca-no-ranking-mundial-de-solidariedade/ e https://www.idis.org.br/campanha-se-liga-aumenta-em-58-o-cadastro-no-mapa-das-oscs-do-ipea/. Acesso em 08/11/2018.

2 Fonte: https://mapaosc.ipea.gov.br/sobre.html. Acesso em 08/11/2018.

3 Fonte: Mapa das OSCs – Newsletter de novembro de 2018.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem